"Cozinhar é simultaneamente uma brincadeira de crianças e um prazer de adultos" Craig Claiborne.

Não tenho formação especifica sobre cozinha, mas ao longo dos anos tenho-me divertido a tentar cozinhar e a aprender novas maneiras simples e rápidas de fazer algo que seja comestível. Com este pequeno blogue pretendo partilhar algumas das receitas que costumo confeccionar de forma simples, fácil de perceber e executar.
Tomo a liberdade de deixar aqui alguns conselhos e receitas simples, para quem não sabe muito bem orientar-se numa cozinha e para quem sabe, poderá encontrar aqui algo do seu agrado.
Desafio os possíveis leitores a partilhar aqui também algumas das suas receitas.
Fernando F.

Cozinha para Nabos, Azelhas e Afins Headline Animator

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Molho Béchamel


Segundo alguns, este molho teria sido criado por um jovem cozinheiro do século XlX, o francês Antoine Carême, considerado o primeiro chef-celebridade. No entanto, o nome Béchamel poderá vir de Louis Béchameil de Nointel, Maître d'hotel do rei Luis XV, que viveu dois séculos antes e há registos de que os molhos à base de creme de leite já existiam nesse tempo.
O molho bèchamel é aproveitado em pratos como lasanhas, tortas e gratinados em geral, além de ser base para molhos brancos e com queijo. 

Ingredientes:
1 l de leite
70g de manteiga
100g de farinha

sal, pimenta e noz-moscada a gosto.

 Preparação
Derreta a manteiga e envolva com a farinha, depois de misturada reserve. Ferva o leite e retire do lume. Acrescente, pouco a pouco, a mistura anterior ao leite e triture com a varinha. Leve ao lume, no mínimo 15 minutos e tempere com sal, pimenta e noz-moscada.
Simples, rápido e enriquece alguns pratos!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua opinião, obrigado