"Cozinhar é simultaneamente uma brincadeira de crianças e um prazer de adultos" Craig Claiborne.

Não tenho formação especifica sobre cozinha, mas ao longo dos anos tenho-me divertido a tentar cozinhar e a aprender novas maneiras simples e rápidas de fazer algo que seja comestível. Com este pequeno blogue pretendo partilhar algumas das receitas que costumo confeccionar de forma simples, fácil de perceber e executar.
Tomo a liberdade de deixar aqui alguns conselhos e receitas simples, para quem não sabe muito bem orientar-se numa cozinha e para quem sabe, poderá encontrar aqui algo do seu agrado.
Desafio os possíveis leitores a partilhar aqui também algumas das suas receitas.
Fernando F.

Cozinha para Nabos, Azelhas e Afins Headline Animator

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Maionese caseira, receita e cuidados

Como estamos no verão, estação que apetece comer umas saladas frias, saladas estas que geralmente são acompanhadas de maionese, deixo aqui uma receita rápida de fazer maionese caseira. Uma maionese bem confeccionada pode tornar um prato simples  num prato ainda mais apetitoso. Brevemente colocarei receitas simples de saladas que pode confeccionar de forma simples e rápida.
Já se tornou tão comum comprar maionese nos supermercados que a maioria das pessoas nem sabe que ela pode ser feita em casa. A maionese caseira é mais saborosa, mais bonita e melhor que a maionese que se compra.
A maionese foi criada em 1756 pelo chef francês do duque de Richelieu. Enquanto o duque derrotava os ingleses no Porto Mahon, o chef criava uma festa vitoriana que incluía um molho feito de creme de ovos. Quando o chef percebeu que não havia mais creme na cozinha, improvisou, substituindo-o por óleo. Nascia, então, uma nova técnica culinária e o chef chamou-a de 'mahonnaise' em homenagem à vitória do duque. Nascia assim na França a receita que conquistaria o mundo.
Existem alguns cuidados que deverá ter ao utilizar maionese caseira:
Assim que terminar a sua preparação, deve
colocar imediatamente no frigorífico, caso não seja para utilizar logo de seguida.  Por isso quando fizer maionese recomendo que faça pouca quantidade, assim não corre riscos e terá poucas, ou nenhuma, sobra.
Se sobrar maionese coloque no frigorífico, mas como é caseira à que ter em atenção que não deve ser consumida após 48h.
Maionese
Ingredientes
3 gemas de ovos
2 dl de azeite
1 dl de vinagre
1 colher de mostarda
sal e pimenta q.b.
Preparação
Com umas varas misture as gemas com a mostarda. De seguida adicione um fio de azeite mexendo sempre até notar que está a solidificar. Adicione vinagre e mexa. Tempere com sal e pimenta.

Dica Se quiser uma maionese com gosto a alho, faça a maionese como anteriormente, depois de estar pronta coloque alho a gosto e triture tudo.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua opinião, obrigado