"Cozinhar é simultaneamente uma brincadeira de crianças e um prazer de adultos" Craig Claiborne.

Não tenho formação especifica sobre cozinha, mas ao longo dos anos tenho-me divertido a tentar cozinhar e a aprender novas maneiras simples e rápidas de fazer algo que seja comestível. Com este pequeno blogue pretendo partilhar algumas das receitas que costumo confeccionar de forma simples, fácil de perceber e executar.
Tomo a liberdade de deixar aqui alguns conselhos e receitas simples, para quem não sabe muito bem orientar-se numa cozinha e para quem sabe, poderá encontrar aqui algo do seu agrado.
Desafio os possíveis leitores a partilhar aqui também algumas das suas receitas.
Fernando F.

Cozinha para Nabos, Azelhas e Afins Headline Animator

domingo, 8 de julho de 2012

A escolha dos produtos parte 3 ( Peixe)


O peixe além de saboroso é muito nutritivo e deveria ser sempre incluído na nossa alimentação. Para começar, o peixe é rico em proteínas, como qualquer outra carne. Por isso, quem quer deixar de lado a carne vermelha, estará bem nutrido comendo peixe. Além disso, tem grande quantidade de minerais, entre eles cálcio, fósforo, iodo, fonte das vitaminas A, D e B. Algumas espécies de peixe, principalmente aqueles de água fria, são ricos em ómega-3, que é um tipo de gordura bastante benéfica à nossa saúde. O ómega 3 diminui o risco de doenças cardíacas, arterosclerose (endurecimento das artérias), ajuda nas inflamações
,no desenvolvimento cerebral e na regeneração das células nervosas. Por agir nas células nervosas, o ômega-3, encontrado no peixe, ainda pode ajudar no tratamento da depressão, ansiedade e problemas de sono.Ao comprar peixe tenha em atenção os seguintes aspectos:   Aparência: ausência de manchas, furos ou cortes na superfície. Escamas: bem firmes e resistentes. Devem estar translúcidas (parcialmente transparentes) e brilhantes.Pele: húmida, tensa e bem aderida.Olhos: devem ocupar toda a cavidade, ser brilhantes e salientes, sem a presença de pontos brancos ao centro do olho.Guelras: de cor rosa ao vermelho intenso, húmidas e brilhantes, ausência ou discreta presença de muco (líquido pastoso).Odor, sabor e cor: característicos da espécie que se trata.Conservação: deve ser mantido sob refrigeração ou sobre uma espessa camada de gelo. O peixe seco e salgado já vem limpo, sem a cabeça. Alguns até sem o rabo. Para comprar, verifique se está realmente seco, claro e firme, sem a presença de manchas, marcas ou pintas. O cheiro também deverá ser agradável, sem um odor a azedo. Não deve ter manchas de cor avermelhadas, que é causada por um fungo, nem deverá ser húmido e mole.
Os peixes congelados deverão estar acondicionados em embalagens fechadas e bem lacradas. Opte pelas embalagens transparentes que permitem analisar o produto. O não deverá estar descolorido, com manchas ou pintas. Observe se não há formação irregular de gelo, que pode ser formado pelo descongelamento e recongelamento.
 O peixe defumado  deverá ser firme, com a coloração uniforme, sem manchas ou pintas escuras ou de mofo. Apesar do odor de defumado, não deve ser azedo ou muito forte. 
 
Polvos, lulas: deverão ter a pele lisa e húmida; olhos vivos e salientes; carne consistente e elástica; cheiro próprio (levemente adocicado); e ausência de qualquer pigmentação estranha à espécie.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua opinião, obrigado