"Cozinhar é simultaneamente uma brincadeira de crianças e um prazer de adultos" Craig Claiborne.

Não tenho formação especifica sobre cozinha, mas ao longo dos anos tenho-me divertido a tentar cozinhar e a aprender novas maneiras simples e rápidas de fazer algo que seja comestível. Com este pequeno blogue pretendo partilhar algumas das receitas que costumo confeccionar de forma simples, fácil de perceber e executar.
Tomo a liberdade de deixar aqui alguns conselhos e receitas simples, para quem não sabe muito bem orientar-se numa cozinha e para quem sabe, poderá encontrar aqui algo do seu agrado.
Desafio os possíveis leitores a partilhar aqui também algumas das suas receitas.
Fernando F.

Cozinha para Nabos, Azelhas e Afins Headline Animator

domingo, 8 de julho de 2012

A escolha dos produtos parte 5 (Aves e Ovos)



A carne das Aves além das propriedades nutritivas (é fonte de proteínas, ferro e fósforo), contém poucas gorduras, são carnes macias de mais fácil digestão que outro tipo de carnes.
A carne de aves própria para o consumo deverá ter os seguintes  padrões:
Tenha atenção à cor e ao odor da carne, deverá ter uma cor amarelo pálida, ligeiramente rosada, sem manchas e deverá apresentar o cheiro de carne fresca.
A consistência da carne deve ser firme e a pele deve estar inteira – o ideal é estar sem cortes, nódoas negras  ou penas. Não pode estar amolecida nem pegajosa.
Se a ave estiver congelada, preste atenção nas
condições gerais da embalagem: deve estar intacta, fechada e sem cristais de gelo (o que pode indicar que o produto passou por oscilação de temperatura). Além disso, verifique sempre o prazo de validade.
Como qualquer outra carne, a carne de aves deteriora-se facilmente e deverá ser guardada no frigorífico. Se estiver crua, é aconselhável colocá-la no congelador. Para o uso em estufados ou refogados, pode ser cozida ainda congelada. Para grelhar ou assar, deve estar à temperatura ambiente. Não se deve jamais tirar a ave directamente do congelador para fora do frigorífico com a finalidade de descongelá-la. O descongelamento deverá ser realizado colocando-a na parte inferior do frigorífico cerca de 12 horas antes do uso, ou então realizado com o auxílio do microondas, em potência baixa.  
Não compre carne de aves congelada que apresentem embalagem danificada, cheia de água ou sangue.
Tenha especial atenção aos miúdos (fígado, moelas, coração), compre só quando conservados convenientemente conservados em sistema de refrigeração.Os miúdos , por sua natureza, oferecem condições para sobrevivência de bactérias, sofrendo rápido processo de amolecimento, levando facilmente à decomposição.

 Ovo é um dos alimentos mais nutritivos da natureza e excelente fonte de proteínas de alta qualidade. Quase todos os nutrientes que o corpo necessita podem ser encontrados no ovo. Possui vitaminas essenciais e minerais, proteínas de alta qualidade, gorduras insaturadas (saudáveis) e antioxidantes, com apenas 70 calorias. 
 Após o leite materno o ovo é considerado o alimento mais completo. É de fácil preparação, digestão e absorção e supre carências de vários nutrientes.É indicado para o controle ou perda de peso: reduz a ingestão de gorduras, carnes e outros alimentos altamente calóricos. É também um alimento de baixo custo, é a fonte de nutrientes e de proteínas mais acessível que existe.
Os ovos deverão estar uniformes, íntegros, limpos e de casca lisa. Cuidado ao comprar ovos que contenham cascas rachadas ou manchadas. é importante verificar a validade dos ovos. Os ovos são os alimentos de maior risco e não devem ser utilizados na preparação de pratos, molhos ou sobremesas sem processamento térmico. Nesses casos, dever-se-á utilizar ovos pasteurizados. A presença de uma bactéria em particular,Salmonella, pode provocar infecções graves, por vezes mortais, pelo que o uso de ovos crus ou mal cozidos deverá ser evitado.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua opinião, obrigado