"Cozinhar é simultaneamente uma brincadeira de crianças e um prazer de adultos" Craig Claiborne.

Não tenho formação especifica sobre cozinha, mas ao longo dos anos tenho-me divertido a tentar cozinhar e a aprender novas maneiras simples e rápidas de fazer algo que seja comestível. Com este pequeno blogue pretendo partilhar algumas das receitas que costumo confeccionar de forma simples, fácil de perceber e executar.
Tomo a liberdade de deixar aqui alguns conselhos e receitas simples, para quem não sabe muito bem orientar-se numa cozinha e para quem sabe, poderá encontrar aqui algo do seu agrado.
Desafio os possíveis leitores a partilhar aqui também algumas das suas receitas.
Fernando F.

Cozinha para Nabos, Azelhas e Afins Headline Animator

domingo, 8 de julho de 2012

A escolha dos produtos parte 6 ( Vegetais, Legumes e Frutas)


Os vegetais têm poucas calorias e são ricos em nutrientes, o que os torna indispensáveis para uma dieta equilibrada e saudável. Além disso, são alimentos funcionais, pois possuem substâncias que ajudam a prevenir e combater doenças. Saber como escolher legumes, frutas e verduras de qualidade é tão importante quanto colocá-los no prato. Em mau estado, os produtos podem provocar problemas intestinais e gástricos ou até mesmo uma grave intoxicação. Não deverão ter a presença de fungos, bolores ou estarem amassados, a superfície das frutas e hortaliças deverão ser examinadas para garantir que não existem furos, geralmente quando existem é um sinal que aponta para a existência de insectos, pois esses insectos podem provocar doenças.
As verduras, como o nome indica, deverão
estar bem verdinhas e viçosas. Aquelas que estiverem com as folhas queimadas ou com a tonalidade amarelada possivelmente não estão tão frescas.
Conhecer a estação habitual dos produtos pode fazer a diferença na hora de escolher hortaliças e frutas. Os preços ficam menores e os produtos apresentam maior valor nutricional.  
De nada adianta  preocupar-se com a escolha dos vegetais, se eles não forem limpos adequadamente, para que possam ser consumidos sem representar riscos à saúde. Todas as frutas, verduras, legumes, cascas, talos e folhas devem ser lavados em água. O tempo de armazenamento não deve ultrapassar as duas semanas, mesmo os que estiverem no frigorífico. Lembrando que os recipientes devem estar devidamente limpos e fechados, livres de contaminação.
Esses cuidados básicos com a higiene alimentar previnem a contaminação do individuo por alguma bactéria ou vírus.
Alguns destes produtos congelados, são uma boa alternativa pois, estando congelados não se deterioram e tem um valor nutritivo idêntico aos frescos (ervilhas, feijão verde, cenouras etc).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua opinião, obrigado