"Cozinhar é simultaneamente uma brincadeira de crianças e um prazer de adultos" Craig Claiborne.

Não tenho formação especifica sobre cozinha, mas ao longo dos anos tenho-me divertido a tentar cozinhar e a aprender novas maneiras simples e rápidas de fazer algo que seja comestível. Com este pequeno blogue pretendo partilhar algumas das receitas que costumo confeccionar de forma simples, fácil de perceber e executar.
Tomo a liberdade de deixar aqui alguns conselhos e receitas simples, para quem não sabe muito bem orientar-se numa cozinha e para quem sabe, poderá encontrar aqui algo do seu agrado.
Desafio os possíveis leitores a partilhar aqui também algumas das suas receitas.
Fernando F.

Cozinha para Nabos, Azelhas e Afins Headline Animator

terça-feira, 10 de julho de 2012

Sopa de Nabos/Grelos

Como primeira receita, como não podia deixar de ser, vamos utilizar o nabo, começámos por uma sopa  de nabos, sei que é Verão, mas a sopa deverá estar sempre na nossa ementa diária independentemente da estação.
O nabo é uma planta rica em cálcio e possui poucas calorias. Segundo os nutricionistas, existem diversos tipos de nabo, mas todos contêm fibras que ajudam o trânsito intestinal. Rico em vitaminas B e C, ajudam a conservar a saúde do sistema imunológico e o bom funcionamento do sistema nervoso.
O nabo já é consumido desde há muito tempo, ponderando-se ser uma cultura pré-histórica. Os Romanos já o distinguiam em variedades compridas, redondas e achatadas, sendo algumas designadas com os nomes de cidades gregas.
Supõe-se que o berço do nabo seja a Ásia Central, a Oeste dos Himalaias, se bem que a margem Norte do Mediterrâneo foi de importância fulcral para o seu desenvolvimento e difusão na Europa.
Sabia que 100 g de batatas tem cerca de 85 calorias e 11 g de cálcio, enquanto o nabo por 100 g tem 35 calorias e 56 g de cálcio, como vemos para quem quer fazer dieta o nabo pode ser um bom substituto da batata.
A receita que apresento a seguir é uma das muitas versões que se pode fazer, coloco aqui uma que habitualmente faço e em que se substitui as batatas por courgete, ficando uma sopa mais leve.


 Ingredientes
1 nabo pequeno
1 cebola pequena
5 cenouras médias (aprox 300g) 
600 g de  courgete 
250g de grelos (folhas) de nabo * 
1 dente alho
1,5 l de agua
sal qb
azeite 
1 pezinho de salsa para enfeitar
* Por vezes é dificil encontrar grelos frescos, uma boa alternativa exitem congelados nas grandes superficies.
Preparação
Descascar o nabo, cenouras, cebola, as courgetes e  o dente alho, de seguida partir aos pedaços e colocar numa panela com 1,5 l de água. Deixar cozer depois de levantar fervura 20-25m com tampa um pouco aberta. Triturar com varinha mágica até ficar sem pedaços visíveis, juntar os grelos cortados aos pedaços e sal , deixar cozer depois de levantar fervura 5-6- minutos, no último minuto junte um fio de azeite. Desligue o fogão e deixe a sopa repousar 10m. Após colocar a sopa num prato, coloque o pezinho de salsa, além de enfeitar também adiciona um sabor agradável.
Bom apetite !




Dica, se quiser uma sopa mais consistente substituí a courgete por batatas e adicione um tomate médio maduro livre de sementes, juntamente com os outros ingredientes antes de triturar.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua opinião, obrigado