"Cozinhar é simultaneamente uma brincadeira de crianças e um prazer de adultos" Craig Claiborne.

Não tenho formação especifica sobre cozinha, mas ao longo dos anos tenho-me divertido a tentar cozinhar e a aprender novas maneiras simples e rápidas de fazer algo que seja comestível. Com este pequeno blogue pretendo partilhar algumas das receitas que costumo confeccionar de forma simples, fácil de perceber e executar.
Tomo a liberdade de deixar aqui alguns conselhos e receitas simples, para quem não sabe muito bem orientar-se numa cozinha e para quem sabe, poderá encontrar aqui algo do seu agrado.
Desafio os possíveis leitores a partilhar aqui também algumas das suas receitas.
Fernando F.

Cozinha para Nabos, Azelhas e Afins Headline Animator

quinta-feira, 5 de julho de 2012

A escolha dos produtos parte 1 (Carne bovino)


Ao escolhermos e comprarmos os alimentos que irão fazer parte da nossa alimentação há que ter em atenção alguns aspectos de modo a garantir uma boa qualidade nutricional e higiene-sanitária.

Carne bovina

A cor da carne bovina própria para o consumo deve ser vermelho clara, com consistência firme e sem escurecimento, manchas esverdeadas ou secas. Observe sempre os dois lados do pedaço de carne que está a comprar, pois de um lado ele pode estar bom e, do outro, ter sebo, gorduras em excesso,etc.
Observe a condição de limpeza da superfície onde a carne é cortada, pois o líquido que fica de um pedaço de carne pode contaminar o outro. Não adquira carne bovina em
feiras ou vendedores ambulantes, pois podem ser carnes provenientes de matadouros clandestinos e estes animais não têm controle sanitário, podendo transmitir doenças.
Evite comprar carne moída previamente embalada, pois correrá o risco de a carne conter mistura de sebo, gorduras, aparas e aditivos químicos tóxicos, que disfarçam a deterioração inicial, dando cor vermelho vivo ao produto. Prefira sempre comprar carne fresca, moída à sua frente.
Atenção: a cor vermelho acentuado da carne, às vezes, pode ser falsa, “criada” por adição de corantes para disfarçar a deterioração do alimento. Caso opte por carne congelada, deverá ter em atenção que este tipo carne não deverá soltar água da embalagem, nem estar mole.


1 comentário:

  1. 1 blog a seeguir,tente divulgar mais este seu projeto, parece ter pernas para andar

    ResponderEliminar

Deixe a sua opinião, obrigado