"Cozinhar é simultaneamente uma brincadeira de crianças e um prazer de adultos" Craig Claiborne.

Não tenho formação especifica sobre cozinha, mas ao longo dos anos tenho-me divertido a tentar cozinhar e a aprender novas maneiras simples e rápidas de fazer algo que seja comestível. Com este pequeno blogue pretendo partilhar algumas das receitas que costumo confeccionar de forma simples, fácil de perceber e executar.
Tomo a liberdade de deixar aqui alguns conselhos e receitas simples, para quem não sabe muito bem orientar-se numa cozinha e para quem sabe, poderá encontrar aqui algo do seu agrado.
Desafio os possíveis leitores a partilhar aqui também algumas das suas receitas.
Fernando F.

Cozinha para Nabos, Azelhas e Afins Headline Animator

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Métodos de cozinhar

Existem vários métodos de cozinhar os alimentos, vamos  abordar  aqui os mais usuais.
Saltear---Este método consiste em cozinhar fatias finas e tenras de carne, peixe, aves ou vegetais numa caçarola ou frigideira, com a mínima porção de gordura em lume forte, selando assim, o sabor e o suco dos ingredientes salteados.
Grelhar---É o acto de cozinhar em calor forte sem adição de qualquer gordura, é o melhor método para carne e peixe desde que as peças tenham mais de 1 cm de espessura, é uma forma de cozinhar rápida e saudável. 
Escalfar---Esta técnica é uma forma de cozinhar alimentos  com poucas calorias, consiste em cozinhar delicadamente sem fervura, peixe, mariscos, aves, ovos ou vegetais. Uma condição importante para escalfar alimentos, o liquido onde vão
ser escalfados ( água, vinho, caldo de carne ou caldo de peixe) deve estar sempre bem quente aquando da introdução dos alimentos, depois de introduzidos reduza o lume para não levantar fervura até ficar cozido. Tenha atenção de não deixar cozinhar demasiadamente.
Estufar--- Estufar é uma cozedura lenta do alimento na sua própria água, uma vez que esta se vai condensando nas paredes da caçarola ou panela, hermeticamente fechada. Esta cozedura húmida com vapor parte suavemente o rijo tecido conjuntivo de vários tipos de carne e liberta os sucos do alimento.  Esta preparação não necessita de gordura e pode ser usada para legumes, carnes e peixes, ricos em água. O sabor dos alimentos é excelente. A sua água constitui um sumo rico em elementos aromáticos e em minerais.
Refogado ---O refogado é uma das principais técnicas da culinária mediterrânica, é basicamente um molho feito com cebola e tomate, frito em azeite ou outra gordura aromatizado com alho e outras ervas aromáticas. Este molho serve de base para guisados, feijoadas etc.
Guisados---Esta técnica de cozinhar deverá ser realizada numa caçarola ou panela com tampa hermeticamente fechada, e que este recipiente na seja muito maior em relação aquilo que vamos cozinhar, pois assim permite que o calor seja direccionado para a comida. Esta técnica é muito usada para cozinhar carnes, onde pequenos pedaços de carne são completamente cobertos com água, caldo, vinho ou uma combinação a que se juntam legumes e temperos.
Assar ---O assado é uma técnica culinária que consiste em preparar alimentos com calor seco, seja no forno, numa grelha sobre um fogão,numa churrasqueira, ou mesmo numa panela com pouco líquido.
Fritar ---Fritar significa cozinhar em gordura quente. O seu atractivo está no sabor e na aparência estaladiça e dourada da comida. Quando bem confeccionados, os alimentos fritos são leves e nada gordurosos.
Cozer a vapor ---Cozer a vapor é um método de cozinhar eficaz em que se preserva a maior parte dos nutrientes, conserva a cor de legumes e a textura e sabor de ingredientes delicados como peixe. Na cozedura a vapor; a comida não contacta com a água , que desgasta fisicamente o alimento desfazendo-o e endurecendo-o, sendo cozida pelo intenso calor húmido do vapor que a envolve. Para que a cozedura tenha êxito, é importante que o vapor circule livremente na panela e que o líquido nunca toque na comida – já que isso pode dar um súbito aumento de calor – nem ferva sem água. Tenha à mão outra panela de água a ferver para ir repondo a água que evapora; isso também ajudará a manter a temperatura.
Cozer --- Os alimentos são mergulhados numa determinada quantidade de água fria ou já a ferver. O tempo de cozedura é variável em função do tipo de alimentos e do objectivo: curto, no caso de se pretender apenas branquear os alimentos; grande no caso de se querer uma cozedura profunda.Se os alimentos forem mergulhados em água já a ferver, obtêm-se um alimento muito saboroso. Os aromas e os nutrientes vão passando lentamente para a água da cozedura. Aproveite a água onde cozeu os alimentos para confeccionar sopas, molhos e tantas outras coisas mais… Esta água é extremamente rica em nutrientes. Mas não esqueça! Após o seu arrefecimento, retire sempre a gordura que fica à superfície da água, uma vez que é prejudicial para a saúde.
Guarnecer ---É uma técnica que consiste em "ornamentar" um prato, com a finalidade de lhe dar um aspecto atraente e torná-lo mais apetitoso. Pode ser simples ou elaborada, mas nunca deverá ser excessiva, deverá ser discreta e adequada ao tipo de alimentos que se tem no prato.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua opinião, obrigado